FAUNA/ MAMÍFEROS/

LAGARTIXA DE DEDOS DENTEADOS

Sabias que...

 

A cauda muito vermelha e as listras alternadas brancas e negras quando somos juvenis, constituem um mecanismo de defesa face aos predadores voadores: o padrão dorsal riscado dificulta a perceção visual dos contornos do corpo, enquanto a cauda vermelha foca a atenção do eventual predador para a única parte do corpo que podemos voluntariamente largar para escapar com vida ao ataque.

 

LAGARTIXA DE DEDOS DENTEADOS

Acanthodactylus erythrurus

 

EM PORTUGAL ONDE ME PODES VISITAR?

Podes encontrar-me em alguns núcleos populacionais em Portugal, mais especificamente, na bacia do Alto Douro e dos seus afluentes, em Chaves, na Beira interior, no rio Tejo, na serra de S. Mamede e no litoral desde a Serra da Arrábida ao norte de Sines.

 

 

TENHO UMA FAMÍLIA GRANDE OU PEQUENA?

 

Existo na Península Ibérica, no norte e centro de Marrocos e no norte da Argélia.

 

 

 

 

 

 

QUAL O MEU HABITAT?

 

Prefiro solos arenosos ou erodidos, mas também apareço em solos consolidados particularmente de terrenos graníticos ou de xisto. Posso ocorrer em dunas costeiras, matos muito abertos ou pré-estepários, florestas mediterrânicas de esclerófilas ou de coníferas, desde que com clareiras e vegetação natural.

 

QUANTOS ANOS VIVO?

 

Entre 40 a 60 anos na natureza.

 

 

 

SOU GRANDE OU PEQUENO?

 

DE QUE ME ALIMENTO?

 

Tenho cerca de 8 cm.

 

 

 

 

Alimento-me principalmente de formigas e escaravelhos, mas também posso comer plantas e flores.

 

 

O QUE AMEAÇA A MINHA ESPÉCIE?

 

O que mais me prejudica é a intensificação do pastoreio, a recolha de lenhas, os fogos controlados e a substituição das culturas de sequeiro por regadio. Nas zonas mais litorais sofro bastante com o turismo e a urbanização excessiva e consequente destruição das dunas.

 

QUAL O MEU ESTATUTO DE CONSERVAÇÃO?

 

CRITICAMENTE EM PERIGO

 

EXTINTA NA NATUREZA

EXTINTA

POUCO PREOCUPANTE

 

VULNERÁVEL

 

QUASE AMEAÇADA

 

EM PERIGO