FAUNA/ ANFÍBIOS/

SAPO CORREDOR

Sabias que...

 

Tenho o hábito de me deslocar em pequenas corridas ao contrário do que costuma acontecer com os restantes anuros, que se deslocam por saltos.

 

 

 

 

 

SAPO CORREDOR

Epidalea calamita

 

EM PORTUGAL ONDE ME PODES VISITAR?

Encontro-me amplamente distribuído pelo território nacional. Porém, tenho uma densidade populacional muito variada. Tenho populações com muitos familiares no Algarve, Alto e Baixo Alentejo, zonas leste da Beira-Baixa e Trás-os-Montes. Noutros locais do país tenho poucos familiares e alguns nunca foram observados, nomeadamente em Lisboa, Estremadura, Douro Litoral e Minho e na zona oeste da Beira-Baixa.

 

Existo desde a Península Ibérica até à Europa Central e Oriental.

 

 

TENHO UMA FAMÍLIA GRANDE OU PEQUENA?

 

QUAL O MEU HABITAT?

 

Prefiro viver em áreas abertas ou semi-abertas, mas também me podes encontrar em bosques pouco densos ou zonas de vegetação densa como o maquis. Ocupo locais com terrenos arenosos ou pouco consistentes, pois são mais fáceis de escavar. Para me reproduzir escolho geralmente charcos temporários de baixa profundidade.

 

QUANTOS ANOS VIVO?

 

No máximo vivo 5 anos.

 

 

 

SOU GRANDE OU PEQUENO?

 

DE QUE ME ALIMENTO?

 

Tenho entre 5 e 9 cm.

 

Alimento-me de coleópteros, formigas, aranhas e larvas de insetos.

 

 

O QUE AMEAÇA A MINHA ESPÉCIE?

 

Aquilo que me tem prejudicado mais é a destruição, redução e fragmentação dos meus habitats naturais. Isto acontece principalmente devido à pressão humana e urbanização, reflorestação com espécies exóticas e aumento da rede viária. Para além disto, também sofremos muitos atropelamentos e destruição de áreas de reprodução, devido ao uso de químicos como fertilizantes, herbicidas e pesticidas.

 

QUAL O MEU ESTATUTO DE CONSERVAÇÃO?

 

QUASE AMEAÇADA

 

CRITICAMENTE EM PERIGO

 

EXTINTA NA NATUREZA

VULNERÁVEL

 

EM PERIGO

EXTINTA

POUCO PREOCUPANTE