FAUNA/ AVES/

ALCARAVÃO

Sabias que...

 

Estou ativo na maior parte das vezes durante a noite e assobio, de uma forma que parece uma lamentação, à noite ou ao crepúsculo, que é um dos principais sinais da sua presença.

 

 

ALCARAVÃO

Burhinus oedicnemus

 

EM PORTUGAL ONDE ME PODES VISITAR?

Podes visitar-me de norte a sul do país, mas a norte os meus familiares migradores e no centro e sul do país os residentes. Na Primavera ando isolado ou com um par mas, no Inverno junto-me a bandos de dezenas ou mesmo centenas iguais a mim.

 

QUAL O MEU HABITAT?

 

Contrariamente a alguns amigos que tenho parecidos comigo, sou uma ave de hábitos terrestres, só raramente me chego perto de água. Prefiro áreas abertas e secas com algum solo nú.

 

 

QUANTOS ANOS VIVO?

 

Vivo durante cerca de 18 anos.

 

SOU GRANDE OU PEQUENO?

 

DE QUE ME ALIMENTO?

 

Posso ter até 45 cm de comprimento e uma envergadura de 88 cm.

 

O que mais gosto de comer são insetos e outros pequenos invertebrados, mas de vez em quando também como pequenos répteis, anfíbios e mamíferos (roedores).

 

O QUE AMEAÇA A MINHA ESPÉCIE?

 

A pior ameaça aos da minha espécie é intensificação da agricultura e todas as práticas agrícolas associadas, assim como a maquinaria usada, que origina a destruição do meu habitat. Mas há outras atividades dos humanos que também são más para nós, como por exemplo a florestação de áreas abertas, construção de estradas, albufeiras e outras infraestruturas, utilização de agroquímicos, pastoreio intensivo ou a caça.

 

 

QUAL O MEU ESTATUTO DE CONSERVAÇÃO?

 

QUASE AMEAÇADA

 

CRITICAMENTE EM PERIGO

 

EXTINTA NA NATUREZA

EM PERIGO

EXTINTA

POUCO PREOCUPANTE

 

VULNERÁVEL