FAUNA/ AVES/

COLHEREIRO

Sabias que...

 

Tenho um bico muito estranho em forma de espátula ou de colher, e é daí que vem o meu nome. Com este bico especial varro os lodos e fundos aquáticos à procura de alimento.Reproduzo-me em colónias mistas com outras espécies e os ninhos encontram-se muito perto uns dos outros, podendo até tocar-se, no entanto ao contrário das garças sou muito pouco tolerante à presença humana.

 

COLHEREIRO

Platalea leucorodia

 

EM PORTUGAL ONDE ME PODES VISITAR?

Podes encontrar-me principalmente na metade Sul do país, onde me reproduzo. Sou mais fácil de observar de Agosto a Outubro porque é durante o Verão e início do Outono que somos mais.

 

 

 

QUAL O MEU HABITAT?

 

Podes ver-me principalmente em zonas húmidas como açudes, albufeiras, lagoas e estuários.

 

 

 

 

QUANTOS ANOS VIVO?

 

No máximo aproximadamente 30 anos em cativeiro.

 

 

SOU GRANDE OU PEQUENO?

 

DE QUE ME ALIMENTO?

 

Posso ter entre 80 e 93 cm de comprimento.

 

 

 

Alimento-me de insetos terrestres e suas larvas, pequenos peixes, moluscos, crustáceos, rãs, girinos, minhocas, sanguessugas, répteis e algum material vegetal.

 

O QUE AMEAÇA A MINHA ESPÉCIE?

 

O que mais me prejudica são a perda e degradação de habitat causada pela drenagem de zonas húmidas e corte de árvores nas margens dos rios, a perturbação causada pelo Homem (turismo, desportos náuticos e caça), a poluição da água (efluentes, agroquímicos utilizados na agricultura e chumbo proveniente da caça) e a colisão com linhas elétricas e parques eólicos.

 

QUAL O MEU ESTATUTO DE CONSERVAÇÃO?

 

CRITICAMENTE EM PERIGO

 

EXTINTA NA NATUREZA

EM PERIGO

EXTINTA

POUCO PREOCUPANTE

 

VULNERÁVEL

 

QUASE AMEAÇADA