FAUNA/ AVES/

GARÇA VERMELHA

Sabias que...

 

O que tenho de especial?

Sou discreta e tímida, conseguindo ficar imóvel durante muito tempo enquanto me alimento nos meio da vegetação o que me torna difícil de ver para as minhas presas e observadores de aves! No entanto, apesar da timidez, sou majestosa e por isso também me chamam de garça-imperial.

 

 

 

 

GARÇA VERMELHA

Ardea purpurea

 

EM PORTUGAL ONDE ME PODES VISITAR?

Um pouco por todo o país, mas sou mais fácil de observar no estuário do Tejo, nos Pauis do Mondego e na Ria de Aveiro. Estou em Portugal de inícios de Março até finais de Julho mas, os juvenis ficam até Setembro. Num passado recente era no estuário do Tejo que mais me reproduzia mas, hoje em dia é no centro do país, na Ria de Aveiro. Também me podes ver a reproduzir em algumas barragens no interior do país, como a barragem do Alqueva.

 

QUAL O MEU HABITAT?

 

Podes encontrar-me em zonas húmidas, de preferência em barragens e estuários.

 

 

 

QUANTOS ANOS VIVO?

 

No máximo aproximadamente 25 anos.

 

 

 

SOU GRANDE OU PEQUENO?

 

DE QUE ME ALIMENTO?

 

Tenho de 90 cm, com o pescoço estendido.

 

 

 

 

Alimento-me, sozinha ao final do dia, principalmente de peixes e insectos mas, também de pequenos mamíferos e anfíbios. Às vezes também de aves, crustáceos, moluscos e aranhas.

 

 

O QUE AMEAÇA A MINHA ESPÉCIE?

 

O que mais me prejudica é a perda de habitat devido à diminuição da área das zonas húmidas e a perturbação causada pelo homem nas zonas onde me reproduzo. Para além disso, a poluição da água por agroquímicos e metais pesados e a colisão com linhas elétricas e parques eólicos.

 

 

 

QUAL O MEU ESTATUTO DE CONSERVAÇÃO?

 

CRITICAMENTE EM PERIGO

 

EXTINTA NA NATUREZA

EXTINTA

POUCO PREOCUPANTE

 

VULNERÁVEL

 

QUASE AMEAÇADA

 

EM PERIGO