FAUNA/ ANFÍBIOS/

RÃ DE FOCINHO PONTIAGUDO

Sabias que…

 

Tenho aspecto de rã mas sou um sapo!

 

RÃ DE FOCINHO PONTIAGUDO

Discoglossus galganoi

 

EM PORTUGAL ONDE ME PODES VISITAR?

Podes encontrar-me de Norte a Sul do país.

Sou uma espécie aquática mas, também me podes encontrar na vegetação húmida de terrenos alagadiços, prados e lameiros, por vezes a alguma distância da água.

 

QUANDO ME PODES VER EM PORTUGAL?

 

Estou ativa sobretudo ao anoitecer mas também durante o dia em dias muito húmidos ou chuvosos, no Outono até ao final da Primavera, embora com menor intensidade nos períodos mais frios e/ou secos.

 

 

TENHO UMA FAMÍLIA GRANDE OU PEQUENA?

 

Só existo em Portugal e na metade Oeste de Espanha.

QUAL O MEU HABITAT?

 

Posso viver em ribeiras, charcos temporários, ou até mesmo em águas um pouco salobras. Nas primeiras chuvas de Outono tem inicio a minha reprodução em que a fêmea da espécie deposita entre 300 e um milhar de ovos, dispostos em grupos coesos no fundo do charco. As larvas ou girinos eclodem 4 a 5 dias depois com cerca de 3 mm transformando-se em indivíduos adultos ao fim de 20 a 60 dias através da metamorfose.

QUANTOS ANOS VIVO?

 

No máximo 10 anos.

SOU GRANDE OU PEQUENO?

 

DE QUE ME ALIMENTO?

 

Tenho entre 5 e 7,5 cm.

Alimento-me de lesmas, caracóis, vermes, aranhas e insectos.

O QUE AMEAÇA A MINHA ESPÉCIE?

 

O que mais me prejudica são as alterações de habitat geradas pela intensificação das práticas agrícolas e a regularização dos cursos de água por estar tão dependente de massas de água. A introdução de predadores exóticos como o lagostim-vermelho-da-Louisiana (Procambarus clarkii) podem afetar o meu sucesso reprodutivo, uma vez que, se alimentam dos girinos chegando mesmo a haver extinções locais após a introdução de peixes ou lagostins exóticos.

QUAL O MEU ESTATUTO DE CONSERVAÇÃO?

 

QUASE AMEAÇADA

 

CRITICAMENTE EM PERIGO

 

EXTINTA NA NATUREZA

VULNERÁVEL

 

EM PERIGO

EXTINTA

POUCO PREOCUPANTE